Jornal Antena - Encantado RS

Sunday, Feb 25th

Last update04:53:02 PM GMT

Você está na seção:

Festa dos Reis: Tradição, cultura e fé

E-mail

 

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.
O evangelista Mateus narrou o acontecimento: Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mt, 2,11).
A “Folia de Reis”, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.
Tanto em Encantado, como Roca Sales, Muçum, Doutor Ricardo, Nova Bréscia e Vespasiano Corrêa, grupos foram às ruas visitar famílias para levar mensagens de amor e fé através do canto dos Reis levando emoção às pessoas.
No domingo, dia 07, no Viaduto 13 em Vespasiano Corrêa, grupos de reis participaram de uma celebração eucarística sobre a Festa dos Santos Reis. O encontro, já tradicional, é organizado pelos moradores da comunidade de Lucano Conedera.
Já o Terno de Reis Mensageiros da Paz de Muçum ofertaram R$ 2.510,00, valor que arrecadaram para a Liga Feminina de Combate ao Câncer do município.

festa dos_reis_1festa dos_reis_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar