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A meditação cura - Por Eliana Zenere Giacobbo - Nutricionista

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Considerada como uma das melhores terapias alternativas, a meditação vem ganhando cada vez mais forças e mais adeptos ao longo dos anos, inclusive é umas das terapias incluídas na Portaria no 849 de 2017 do Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada em 2006 para atendimentos de pacientes do SUS. A meditação, a arteterapia, a biodança, a musicoterapia entre muitas outras formam um rol de alternativas para buscar um equilíbrio entre o corpo e a mente através da atenção integral do ser humano.
O corpo não funciona bem se a mente está toda desarrumada e os dois precisam andar de mãos dadas. Se a meditação faz bem para as pessoas que estão em tratamento o que pode fazer para as pessoas que estão com a saúde do corpo em dia? Vamos pensar se o corpo está todo em harmonia a mente também está e para que a mente esteja em harmonia não deve haver nenhum conflito interno, não devem haver emoções negativas, o corpo não deve sentir cansaço e muito menos dores, o peso corporal deve estar adequado, o corpo não deve se sentir tenso, entre outras. Vamos pensar nas pessoas que estão trabalhando, estudando, fazendo parte da sociedade, interagindo com muitas pessoas negativas, gerenciando conflitos, com prazos para cumprir, com metas para serem superadas, cuidar da casa, do carro, de filhos, dos amigos e tudo mais que é demandado normalmente no dia a dia. Parece que a mente não tem muito tempo para ficar parada, certo?
E como uma grande porcentagem das pessoas vive desta forma podemos pensar que não sobra muito tempo para a meditação, pois é algo muito trabalhoso e que demanda mais tempo que podemos despender, certo? A meditação pode ser muito simples e traz um resultado muito benéfico na vida das pessoas que são adeptas a essa prática que quem inicia e faz frequentemente não fica mais sem, vira hábito como escovar os dentes. É uma prática que harmoniza a mente, acalma os pensamentos, deixa a pessoa mais atenta, mais no momento presente, colabora para o autoconhecimento, permite se observar, observar e analisar suas ações e comportamentos, ajuda melhorar a concentração, melhora a percepção, estimula o bem estar, reduz o estresse os sintomas depressivos entre muitos outros benefícios. Se for feita antes de dormir acalma a mente e diminui a hiperatividade vivida durante o dia e o sono fica muito melhor.
E meditar não é trabalhoso e não demanda muito tempo, pelo contrário, é muito fácil: é só encontrar um lugar calmo, silencioso, sentar com uma postura ereta, fechar os olhos, prestar atenção na respiração entrando e saindo, para quem tiver mais dificuldade para iniciar prestar atenção também em alguma área do corpo (eu particularmente gosto de prestar atenção na área do coração), prestar atenção nas partes do corpo, deixar a respiração entrar e sair, com uma respiração mais lenta e mais profunda que o normal, mas que fica bem confortável e ficar por entre 2 minutos e até quantos quiser prestando atenção no momento presente, no aqui e no agora. A meditação é uma forma de mudar de um estado de dor para um estado de bem estar em poucos minutos. É só parar e dar o tempo de aquietar a mente. Com tantos benefícios e com um método tão fácil, o que pode impedir de reservar, no mínimo, de 2 a 5 minutos por dia para investir em uma vida melhor?

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