Jornal Antena - Encantado RS

Tuesday, Jan 16th

Last update02:41:02 AM GMT

Você está na seção:

Centro de Reabilitação é inaugurado

E-mail

 

O sonho do Centro Especializado em Reabilitação (CER) está cada vez mais próximo. Na última quarta-feira, dia 20 de dezembro, a Administração Municipal de Encantado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, realizaram a assinatura do termo de concessão do CER para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O Centro de Reabilitação Física e Motora receberá o repasse de R$ 140 mil por mês do Ministério da Saúde para custear o funcionamento. Conforme a secretária municipal da Saúde, Clarissa PrettoScatola, explica que a portaria prevê um grande atendimento. “A capacidade é para 3.600 atendimentos por mês, todos via SUS”. A chegada dos pacientes, no entanto, não é imediata. “O Centro Especializado em Reabilitação abre os serviços no dia 2 de janeiro de 2018, mas são trabalhos internos, a chegada de pacientes será posterior a esta data”, destaca. A Secretaria Municipal da Saúde cabe o repasse do valor enviado pelo Ministério para o CER, além da fiscalização. “Toda a gerência do CER ficará com a Apae”, argumenta a secretária.

Encantado, um polo de saúde
Clarissa reconhece o significado do CER para o município. “É mais um passo para tornarmos Encantado em um polo de saúde. O CER agrega para todos, comércio, turismo, médicos.... E, futuramente, com a implementação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente Santa Terezinha, seremos um polo ainda mais completo”.
O presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Encantado, destaca a importância desta causa. “Nós abraçamos a causa da CER/Apae porque ela melhorará a vida das pessoas, proporcionará qualidade de vida e felicidade. Também desejamos retribuir a comunidade de Encantado e regional todo o auxílio que recebemos ao longo dos anos, e que continuará sendo necessário para nossas causas de inclusão, saúde e educação. Somos sabedores de que este equipamento de saúde pública significará a consolidação da cidade de Encantado como centro regional de saúde, e resultará em mais emprego e renda para a nossa sociedade. De outra banda, poderemos nos aprimorar como instituição e cada dia melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados a quem mais necessita, e isto tudo gratuitamente”, frisa.

Funcionamento
Os serviços oferecidos pelo CER II – pois tem duas habilitações: auditiva e física – será gratuito para os usuários, já que ele é conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). O agendamento das consultas e tratamentos será feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), via secretaria da Saúde.
Localizado na rua Coronel Sobral, 1604, no Centro de Encantado, o prédio de 1.047 metros quadrados está equipado para atender uma grande demanda, de diferentes regiões. A intenção é que se estabeleça um polo macrorregional para o atendimento auditivo, atendendo a demanda de três Coordenadorias Regionais de Saúde (8ª CRS – Cachoeira do Sul, que coordena 12 municípios, numa estimativa de 200 mil habitantes; 13ª CRS – Santa Cruz do Sul, que coordena 13 municípios em uma estimativa de 320 mil habitantes e 16ª CRS – Lajeado, coordenando 37 municípios, em uma expectativa de 325 mil habitantes) totalizando 845 mil habitantes em média para atendimento. Já a parte física deverá ser de atendimento regional, atendendo a demanda da 16ª CRS.

centro de_reabilitacao

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar