Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Feb 24th

Last update04:53:02 PM GMT

Você está na seção:

Encantado

O que pode estar sabotando o meu emagrecimento? - Por Eliana Zenere Giacobbo - Nutricionista

E-mail

 

Se colocarmos a palavra “emagrecer” no Google aparece o número aproximado de 18 milhões de resultados. Chega a assustar, mas isso demonstra o quanto esse assunto interessa para as pessoas. Muitas buscam, por quase toda a vida, uma maneira de ficar “de boa” com o corpo e grande parte não alcançam jamais o resultado desejado. Outras conseguem por um tempo e logo voltam ao peso de antes ou em condições ainda mais indesejadas. O que será que acontece com as pessoas para viverem uma vida de “briga” com a balança ou com o espelho? As pessoas que “lutam” para entrar em acordo com o seu corpo podem estar enfrentando um conflito interno, sem saber ou se dar conta conscientemente de que alguns ou vários sabotadores podem estar interferindo no objetivo almejado. Mas o que quer dizer sabotadores do emagrecimento? Podemos dizer que são pensamentos que nos induzem a certos comportamentos com a finalidade de evitar uma dor. Você pode dizer: “Como assim? Se eu quero emagrecer só vou sentir prazer, não dor!” Não é bem assim. Acontece com muitas pessoas, vamos utilizar como exemplo mulheres que possuem um marido muito ciumento, ciumento “além da conta”.
Se a mulher emagrece ela aumenta a autoestima, se sente mais bonita, fica mais autoconfiante, muda a vitalidade, muda inclusive a postura ... então iniciam ou aumentam as discussões, aí uma vozinha interna chega e fala: “prefiro ficar com o meu peso, mas sem brigar que emagrecer e viver em conflito”. (sabotador: um marido ciumento = discussões frequentes = dor). Outra situação: Quase toda a família se reúne para comer e beber muito e fazer festa e isso é muito legal. “Meu excesso de peso me incomoda, mas se eu comer e beber menos minha família vai começar a ‘tirar onda’, ou tenho que me afastar para não passar por isso, acho melhor nem começar”. (Sabotador: o estilo de vida da família = afastamento ou perseguição = dor).
Neste espaço foram citados dois exemplos, porém existem muitos sabotadores que podem interferir no emagrecimento das pessoas e que a grande maioria sequer sabe que existem, não sabem identificar e não estão conscientes de que sofrem com esses pensamentos. A humanidade vive em busca do prazer ou fugindo da dor, e tudo depende de qual direção eu coloco o meu foco. Para que eu seja perseverante em busca do meu objetivo, eu preciso focar no prazer e nunca na dor que eu vou ter para chegar onde eu quero. Então o que fazer no caso dos sabotadores do emagrecimento? Se eu realmente estou querendo entrar em forma e isso é muito importante para mim, eu foco no emagrecimento e na minha imagem e como vai ser bom estar mais magra, mais saudável, mais leve, com autoestima mais elevada, mais disposta, mais cheia de vida, com mais prazer de viver... “Ok, e o que eu faço com o meu marido?” Bem, preciso gostar de mim mesma antes de gostar dos outros, preciso, primeiramente, me amar para depois amar os outros, preciso, em primeiro lugar, cuidar de mim para depois cuidar dos outros, pois se eu não estou bem, como posso ajudar os outros? Se eu não estou bem, que contribuição posso dar para este mundo?

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Hospital faz melhorias na estrutura física

E-mail

 

Quem passa pelas proximidades do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), de Encantado, tem percebido a movimentação das obras feitas no local. Entretanto, enquanto a comunidade acompanha a construção do prédio que irá abrigar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), não percebe que consideráveis mudanças são feitas dentro da casa de saúde.

Quartos
Nas últimas semanas, o foco destas mudanças foram os quartos do Sistema Único de Saúde (SUS). Três cômodos foram reformados, sendo ampliados, e recebendo melhorias. “Colocamos novas camas e adquirimos alguns novos móveis”, explica a gerente administrativa Tatiane Cenci. “Buscamos melhorias visando o bem-estar dos pacientes. É um espaço físico melhor, com quartos mais amplos, mais arejados e mais bem organizados”, explica o diretor do HBST, Evandro Klein, lembrando que as mudanças foram feitas utilizando recursos próprios do hospital.
Com os três quartos reformados, a Administração do hospital se focou em outras mudanças: o pronto-socorro. No momento, a equipe de obras está fazendo alterações na antiga sala de emergência, que será a porta de entrada para que as enfermeiras possam fazer a acolhida. “Colocamos uma outra porta nesta sala, assim, a acolhida dos pacientes não interfere na entrada e saída de Samu, macas, emergência, ou pacientes em estado mais delicado que ocorre na porta principal”, pontua.
A sala de raio-x também recebeu melhorias. Além da chegada de um novo aparelho para os exames, a sala foi pintada, apresentando às equipes de trabalho e aos pacientes um ambiente melhor. Dois elevadores de pacientes, com capacidade para até 130kg cada, também foram comprados. Com eles, o transporte de pacientes é facilitado. “Fica mais cômodo ao paciente e ao enfermeiro para mudar da cama para cadeira, a fim de dar um banho, por exemplo”, explica Tatiane. O novo aparelho de raio-x e os elevadores de pacientes foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Jerônimo Goergen (PP).

UTI a todo vapor
Quem passa pela Rua Duque de Caxias, na esquina com a Guerino Lucca, acompanha o imponente prédio que está sendo erguido. A construção está chegando ao seu ápice. Na última semana, a equipe de obras estava construindo a estrutura da sétima laje das nove que serão edificadas para abrigar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de outras áreas do Hospital Beneficente Santa Terezinha.
Conforme acordo firmado ainda em 2013, entre a Rede São Camilo, mantenedora do HBST, Prefeitura Municipal e Corpo Clínico, a São Camilo ficou responsável pela execução do projeto de construção da nova estrutura física do prédio que está orçado em 4 milhões, tendo o Plano de Saúde São Camilo como principal parceiro.
A Administração Municipal ficou responsável por captar recursos para o acabamento do prédio da UTI e para aquisição de equipamentos hospitalares. Desde 2014, os envolvidos têm buscado auxílios para a construção da UTI. A Administração tem buscado emendas parlamentares para cumprir sua parte no acordo, assim como o próprio hospital o tem feito. Tais emendas vêm sendo cadastradas desde 2014, mas elas dependem da liberação do recurso que é feito pela União. Em agosto de 2017, eleitores escolheram priorizar a compra de equipamentos para a consolidação dos leitos através da Consulta Popular. Assim, o projeto deve receber cerca de R$ 607 mil, contudo, apesar de o projeto já ter sido encaminhado, o recurso ainda não foi disponibilizado.
Já o Corpo Clínico comprometeu-se em integrar e incluir novos profissionais médicos, realizar atendimentos aos pacientes e definir o profissional responsável por cada clínica e elaboração do sobreaviso. “A construção da UTI do Hospital Beneficente Santa Terezinha é uma união de forças, mas o hospital é da comunidade, assim como será a UTI”, destaca Klein.
A luta pela construção da UTI em Encantado durou duas décadas. A nova estrutura contempla a instalação de uma UTI Adulta com dez leitos, novo Bloco Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Material Esterilizado (CME) e leitos de internação.

hospital faz_melhorias_2hospital faz_melhorias_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Cláudio Roberto da Silva retorna ao legislativo encantadense

E-mail

 

Na segunda-feira, dia 05 de fevereiro, após recesso, a Câmara de Vereadores de Encantado voltou as suas atividades normais. Foi uma sessão totalmente diferente das demais, em que a emoção esteve presente aflorando a todo o momento nas palavras e gestos de todos os vereadores, que estão tristes com a perda de seu colega Volmir Kunzler, falecido no dia 24 de janeiro em decorrência de um infarto. Iniciou-se com a leitura bíblica e um minuto de silêncio.
Após, o presidente do Legislativo, Marino Deves, que presidia sua primeira sessão no ano no cargo, repassou a palavra ao novo vereador Cláudio Roberto da Silva, o qual assume a vaga de Volmir.
Cláudio relatou que volta à Câmara em circunstâncias em que ninguém pode ficar feliz e que sua posse era um peso, pois não sentia nenhuma alegria em suceder um colega, amigo e irmão devido ao seu passamento. Amigos há mais de 40 anos, relembrou dos momentos juntos. Para Cláudio “este afastamento o faz refletir sobre o sentido da vida, o porquê aqui estamos. Nós devemos fazer o bem hoje e não amanhã. Devemos elogiar hoje. Eu não o via triste, ele alegrava os ambientes onde chegava sempre com suas brincadeiras e piadas. Ouvia com paciência e dava seu ponto de vista. Volmir marcará a todos pela sua humildade, serenidade, fino trato e incapaz de magoar alguém. Ele era um poço de humildade nesta casa que é um poço de vaidades. E este é o seu grande legado. Era um homem de coração tão grande, que em um determinado momento não coube mais em seu peito”, finaliza Cláudio.
Seguindo com a sessão o presidente Marino Deves empossou o vereador Cláudio Roberto da Silva (MDB) e também o vereador Saul da Silva(PP), que assumiu a cadeira de Valdecir Cardoso(PP) que licenciou-se por 15 dias.
Na tribuna todos os vereadores destacaram as qualidades do colega que faleceu, sendo que numa proposição do vereador Celso Cauduro(MDB) será feita uma homenagem à família, através da entrega de uma placa, destacando o excelente trabalho realizado por ele, mesmo que seja neste curto espaço de tempo. Destacaram as emendas parlamentares conquistadas por todos os vereadores junto aos seus deputados, enaltecendo uma emenda do deputado Alceu Moreira para aquisição de maquinário agrícola, conquista do vereador Volmir Kunzler no ano passado, em sua visita a Brasília. Ele sempre lutava pela causa do pequeno agricultor, e isso ele fez o ano todo, defendendo-os na tribuna.
Os vereadores ainda lembraram das demais perdas que o final de ano e janeiro trouxeram para Encantado, deixando a comunidade de luto, pois foram pessoas que faziam o bem e projetavam a cidade, como é o caso do jovem Paulo César Dalmoro, da professora Evandra Turatti, dos irmãos Darci e Ermildo Alexandre.

claudio roberto_da_silva_retorna_1claudio roberto_da_silva_retorna_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Encantado se despede do vereador Volmir Kunzler

E-mail

A comunidade encantadense foi surpreendida no dia 24 de janeiro com a notícia do falecimento do vereador Volmir Carlos Kunzler (MDB). Com apenas 51 anos, Kunzler foi vítima de um infarto, que tirou sua vida prematuramente, deixando a esposa Ilsa (49), a filha Karine (25) e o filho Wesley (23). O parlamentar chegou a ser levado ao Hospital Beneficente Santa Terezinha, mas não resistiu.

Carreira
Volmir teve uma longa contribuição na vida pública do município. Ingressou na prefeitura em 1986, como técnico agrícola concursado, onde permaneceu até setembro de 1995. No mesmo ano, assumiu o cargo de secretário da Agricultura, de setembro de 1995 a dezembro de 1996, durante a gestão do prefeito Adroaldo Conzatti. Foi novamente titular da pasta entre maio de 2003 e junho de 2004, e julho a dezembro de 2004, na gestão do prefeito Paulo Costi. Durante o mandato do prefeito Agostinho Orsolin, foi secretário de setembro de 2006 a dezembro de 2008. Desde 24 de setembro de 1997, Kunzler era operador de máquina concursado.Foi eleito vereador nas eleições de 2016, com 951 votos, o mais votado de seu partido e segundo no município.

Homenagens

 

O corpo do vereador foi velado na Câmara de Vereadores de Encantado, onde os colegas, amigos, familiares e a comunidade em geral puderam se despedir de Kunzler. Às 17h, ocorreu a missa na sede do Legislativo, e o enterro aconteceu em seguida, no Cemitério Santo Antão.
No Facebook, a Câmara de Vereadores deixou sua homenagem ao colega. “O Legislativo está de luto, a comunidade encantadense está de luto! Hoje fomos surpreendidos com uma notícia triste. Perdemos o vereador Volmir Carlos Kunzler. Não só perdemos um vereador que sempre fez jus ao trabalho de representar o povo. Perdemos um amigo e com ele um pedaço da história que não aconteceu. E desde agora, quando sentimos sua irreparável falta, para nos consolar, sobrarão as páginas de uma história que vivemos juntos”, diz a nota. A Administração Municipal de Encantado decretou luto oficial de três dias.
O prefeito municipal Adroaldo Conzatti lamentou a morte de Kunzler. “Volmir entrou em 1986 na prefeitura como técnico agrícola. Foi meu secretário da Agricultura de 95 a 96. Sempre foi um bom servidor. Depois, fez concurso e trocou de função, mas sempre se dedicou a tudo o que fazia. Foi três vezes secretário da Agricultura, e agora vereador. Ele deu sua grande contribuição como cidadão e como pessoa. É uma perda prematura, lamentável”, frisa.
O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Marino Deves (PP), também se manifestou. “A comunidade perde uma liderança comunitária. Ele era um bom homem. Foi servidor durante mais de 30 anos, servidor público comprometido, pai de família exemplar. Atuou muito em prol da agricultura, sempre preocupado com o bem-estar de todos. É realmente uma perda lamentável. Ele era um homem, um cidadão, um trabalhador admirado e muito respeitado”, destaca.

encantado se_despede_1encantado se_despede_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 604