Jornal Antena - Encantado RS

Thursday, Dec 14th

Last update01:58:41 AM GMT

Você está na seção:
Juremir Versetti - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

Coluna do Juremir - Edição 307

E-mail

 

Couros, água, galos, culinária, crônicas, livros e a sua bicicleta

coluna juremir_2
Naquele tempo, 1978 -1979, eu era uma criança e perto da minha casa em Muçum haviam 2 Rinhadeiros. O do seu Pedrinho Siqueira, que usava barba e cabelos longose, o do Nelson, um gigante de 2,08 m de altura por um de largura, que em uma briga era “bonito de ver”pelo que falavam (ele mal cabia no seu Fiat 147 amarelo), onde aconteciam as rinhas (brigas de galos).
Lá conheci pessoas que eram lideranças na época em suas cidades. Élio Moech, Eugênio Filter (Genino) Borella, Lélio e Roberto Crippa (Encantado). Seu Adriano da Silva, Pedrinho Siqueira, Olímpio Costi, João Maria, seu Antônio (esses últimos cinco de Muçum) e tantos outros que não me vêm a mente agora. Mas um baixinho de Roca Sales que quando os seus galos rinhavam, ele saia de si, falava alto, gesticulava, provocava o dono do outro animal (fazia parte da regra), chamava para as apostas no seu bichano e dizia em um coro só e bem alto: “bica meu galo, bica meu galo, mete espora, mete espora”.
No dia em que antecedia as rinhas, eu praticamente não dormia de ansiedade, pois apesar de ser um “esporte de velhos”, para mim era uma coisa boa, bonita e principalmente diferente. Fugia das bolinhas de gude e do nosso “jogo de bola” semanal (vale lembrar que a nossa bola era um litro vazio de Q-boa, ou um frasco grande de leite de magnésia, que às vezes a gente acertava o “bico” do frasco com as congas e doía pra caramba).
No mundo das rinhas ele era chamado de Joãozinho, era funcionário do Curtume Bergher e depois foi trabalhar na Corsan de Encantado, aí se afastou dos tambores das rinhas e veio a se aposentar na estatal.
Com o passar dos anos, conheci o homem que escrevia crônicas para o jornal de Roca Sales, (na época o proprietário do jornal era o nosso querido Edison Soares). Como eu trabalho com fotografias, fico sempre na sala próxima à porta de entrada para poder atender as pessoas, e, quando era a semana de circulação do jornal de Roca, ele chegava, e ainda nos dias de hoje, para entregar a sua crônica, com uma voz baixinha, caminhar lento, chegava e dizia “bom-dia pessoal, tudo bem com vocês”? Aí conheci um outro Joãozinho, o cronista João Manoel.
O tempo foi passando e João começou a cozinhar “para fora” com um dom muito especial na arte da culinária, veio a ministrar aulas de gastronomia em uma Universidade da região e abriu um restaurante em sua cidade (hoje não existe mais). O sucesso de seus pratos foi tanto, que João começou a escrever também livros de culinária e Crônicas, e para a nossa surpresa no dia 25 de julho deste ano, ele foi escolhido para integrar a ALIVAT (Associação Literária do Vale do Taquari), motivo pelo qual ele recebeu na última semana uma menção honrosa do poder Legislativo de Roca Sales, um merecido reconhecimento.
Nos dias de hoje, João é nosso parceiro do jornal de Roca Sales. Ele entrega o jornal, renova as assinaturas, vende e cobra as publicidades e não deixa de lado em nenhum momento a sua parceira de transporte, a sua bicicleta. Uma pessoa simples, batalhadora, guerreira, um marido exemplar e um pai de família acima da média. Uma pessoa muito admirada não só em sua cidade, mas também na região. A prova disso foi que as dependências do Legislativo, ficou lotada no dia da sua homenagem (e olha que não tinha coquetel de graça).
Joãozinho, ou como eu chamo ele sempre “Galista”, que bênção poder fazer parte da relação de seus amigos, pessoas como você estão em extinção...
Um grande abraço!


 

ENART

coluna juremir_1
O encantadense Aventino Rosa (foto) ficou em segundo lugar na categoria gaita de boca, no ENART, realizado no último final de semana em Santa Cruz Do Sul. Parabéns gaudério!!!


Felicitá
No próximo ano está previsto o lançamento do terceiro CD do Grupo de Cantoria Italiana La Felicitá, de Relvado. O grupo existe há 10 anos.


Motonáutica
Neste sábado e domingo acontecem as provas de motonáutica na cidade de Roca Sales. Uma boa opção, um esporte diferente para ser assistido.


Assim não...

coluna juremir_4
A gente reclama por falta de brinquedos nas praças públicas, muitas vezes por estarem quebrados e por aí a fora. Observem esta foto: é lugar das crianças estarem neste local brincando? E se caírem no chão? Onde estão os responsáveis por elas?


Folha de pagamento
Com o valor de R$ 600.000 vindos da venda da folha de pagamento dos funcionários da administração para o Banco Bradesco, a administração de Encantado irá investir na Rota do Desenvolvimento.


Teatro Italiano
Está confirmado para o dia 24 de julho de 2018, dentro das programações da Semana Italiana de Encantado, a presença do grupo de Teatro Le Arte Per Via, da cidade de Bassano, Vicenza, região de Treviso da Itália. Eles estarão em uma turnê pelo Estado. São cerca de 50 figurantes.


Dia da Bíblia
Dia 12 de dezembro acontecerá o dia da Bíblia na praça da Bandeira em Encantado.


Sala
No próximo dia 29, às 19 horas, será inaugurada a galeria dos ex-diretores da Escola Érico Verísimo de Encantado. Dezesseis professores terão a sua foto na dependência da escola.


Palestra
O vereador de Muçum e presidente da AVAT, Adair José Villa, irá palestrar no próximo dia 30 no Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Lagoa Nova, Natal, Rio Grande do Norte.


Doação

coluna juremir_3
O senadinho encantadense (que é formado por um grupo de amigos), fez na quarta-feira, dia 22, a doação de uma máquina de lavar roupas para a AME (Associação do Menor Encantadense). Vale lembrar que este grupo de amigos completou seis anos no dia de ontem.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 183