Jornal Antena - Encantado RS

Monday, Feb 17th

Last update03:55:21 PM GMT

Você está na seção:

Coluna Diego Pretto - Edição 308

E-mail

 

Poder ou poderes?: Entendo que o poder públicoé uma emanação da população e este recebe a delegação de todos em comum acordo para regular a convivência entre os moradores de uma cidade e a área que esta abrange. O poder público se divide em três partes: aquela parte que julga as discordâncias entre os cidadãos é o judiciário; aquela que executa as demandas da população e de um determinado projeto é o Executivo; e aquele que discute a forma que o Executivo deve trabalhar formando regras de convivência é o Legislativo. Quando as partes não se entendem, o todo fica prejudicado.

Conservação e existência de calçadas: ando bastante na cidade, vejo ruas, calçadas e asfaltos. Quando vejo algo ou recebo uma reclamação, tento o mais rápido possível encaminhar esta demanda. Normal. Oque me deixa intrigado é como alguns proprietários da nossa cidade conseguem plantar na área que seria da calçada, que também não existe. Assim, inicia o jogo que ninguém vê, ninguém fiscaliza, e se acumulam desculpas. Errado é o cidadão que deveria passar pela calçada!

Projeto de transporte escolar: finalmente o prefeito decidiu retirar o projeto do transporte escolar que estávamos tentando, há muito tempo, solucionar. Fiz algumas emendas que iria apresentar na segunda-feira, emendas essas que tiveram muitas ideias de outros vereadores.

Emendas e indicações para o zoneamento escolar: Para mim, o “zoneamento escolar” é a preferência de vagas aos alunos que residam na vizinhança das escolas municipais e/ou estaduais em um raio de 3 km destas, sempre respeitando a escola que estiver mais próxima e os percursos preestabelecidos dos veículos responsáveis pelo transporte escolar, conforme estabelece esta lei. Também queria que esta preferência de vagas fosse ser estendida às escolas municipais de ensino infantil (EMEIs).

Turno integral: “Turno Integral” são as atividades escolares, culturais e esportivas opcionais e/ou obrigatórias que serão oferecidas no turno inverso ao turno escolar no período entre as 7h30minàs 18h30min, a ser regulamentado por legislação específica. Imagino que para o fortalecimento da cidadania, da formação do caráter e da autonomia dos estudantes, terão preferência durante o turno integral as seguintes atividades: reforço escolar e leitura; esportivas; cívicas; ensino religioso; línguas estrangeiras; culturais e tradicionalistas; formação empreendedora e capacitação profissional; oficinas de teatro, música, coral e danças; saúde, higiene e prevenção às drogas, entre outras.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com