Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Feb 24th

Last update04:53:02 PM GMT

Você está na seção:

Diego Pretto

Coluna Diego Pretto - Edição 311

E-mail

 

FALECIMENTO DO VEREADOR VOLMIR: iniciado o ano sentimos o choque da perda precoce do vereador Volmir Kunzler. Amigo, parceiro de reuniões após as sessões, tive com ele boas conversas sobre política, inclusive no dia anterior ao seu falecimento, quando falamos por mais de 10 minutos sobre as emendas impositivas. Defensor da agricultura e do funcionalismo público, sua falta será sentida por todos. Nossos pesares aos familiares.
PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA: A despeito do choque e do sentimento de perda que todos vereadores transpareceram em seus discursos, a primeira reunião do ano foi tranquila e o presidente Marino Deves demonstrou, de início, como pretende conduzir as sessões vindouras: com calma, paciência e sem atropelamentos.
LIDERANÇA DE BANCADA DO PP: Fui indicado pelos meus colegas líder da bancada do Partido Progressista. Agradeço a generosidade de todos em especial ao vereador Sander Bertozzi que foi nosso líder no ano que passou. Pretendo auxiliar o partido nas questões que a Executiva decidir, bem como levar aos filiados e simpatizantes o posicionamento para ser discutido entre todos.
PROJETOS PARA 2018: Estou preparando diversos projetos para serem apresentados este ano. Na última sessão foram analisados os projetos da Semana Municipal do Cooperativismo e uma indicação sobre a confecção dos crachás para o uso dos funcionários municipais e da afixação em um mural em cada repartição pública, de um relatório com o nome de todos funcionários lotados naquele local.
EMENDAS IMPOSITIVAS: estou levando a frente a discussão sobre a aplicação das emendas impositivas EM NOSSO MUNICÍPIO junto aos vereadores e aos formadores de opinião de nossa cidade. O projeto tem sido debatido por todos e vejo que, diferente de quem não entendeu, já há um apoio considerável a esta proposta. Porém a não compreensão da iniciativa às vezes está aliada ao viés político de quem escreve o texto. Infelizmente nos parece que imparcialidade é algo difícil.
EMENDAS IMPOSITIVAS II: as emendas impositivas garantem 1,2% do orçamento municipal livre que seja subtraído dos 7% destinado ao Legislativo Municipal para ser dividido igualitariamente entre os 11 vereadores para que estes destinem a metade, portanto 0,6%, para ações em propriedades públicas como escolas e creches municipais, parques e praças municipais, secretarias etc. A outra metade, mais 0,6%, será necessariamente destinada à serviços públicos de saúde vinculados ao SUS como os postos de saúde e o hospital. Este valor esta estimado em torno de R$ 49 mil, sendo R$ 24,5 mil obrigatoriamente para a saúde e a outra parte para ser destinada entre os objetivos a que o vereador se propõe. Também há a possibilidade de unindo todos vereadores possa-se destinar todo recurso para uma única destinação, sendo licitada e executada pelo Poder Executivo.

Reflexões
“Aquele que não luta pelo seu futuro, deve aceitar o futuro que vier”.
Autor desconhecido

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 5