Jornal Antena - Encantado RS

Monday, Dec 09th

Last update03:55:21 PM GMT

Você está na seção:

Diego Pretto

Coluna Diego Pretto - Edição 317

E-mail

 

Codevat: na tarde da quarta-feira, participei da reunião do CODEVAT no Centro Administrativo de Encantado. Naquele momento, foram discutidas as prioridades para a escolha popular da nossa microrregião (Encantado, Roca Sales, Vespasiano Corrêa e Muçum). Cada uma das cinco prioridades escolhidas no processo eleitoral popular receberá os votos de todos 35 municípios e R$ 600 mil, ou seja, em torno de R$ 100 mil, para cada um dos municípios da região. Este investimento é muito pequeno em relação a importância que nossas empresas, população e agricultura têm no nosso estado, porém, é oque nos cabe.

Futuro do Vale: tenho a insistente necessidade de prever ou vislumbrar o futuro além de olhar o passado para vermos oque fizemos e onde poderemos chegar. Nosso Vale do Taquari será cercado por sete pedágios nos próximos anos, temos diversos municípios onde há mais idosos que crianças, as populações de diversas cidades estagnaram ou diminuíram. Pior, há no Brasil fazendas que sozinhas produzem mais milho que todos nossos 35 municípios, falando, neste caso, só deste grão.

O tempo é o senhor da razão: quantos anos irão demorar para nossas maiores empresas da área da proteína anima, como a Cosuel, Languiru e BRF se tornarem sem competitividade pela distância com os polos produtores de grãos, como o centro-oeste do Brasil? Acabarão ou irão se transferir? Cinco anos? Dez anos? 15 anos? Assim, vemos que o caminho se estreita ali na frente para a nossa agricultura. Com a população inevitavelmente mais idosa e com a concentração da produção em condomínios ou indústrias de engorda animal.

Diversificação agora: por outro lado, podemos estimular a reinserção do jovem na agricultura, baseada em técnicas modernas e mecanizadas, quem sabe até robotizada e computadorizada. Priorizar o transporte ferroviário dos insumos para a ração utilizando o terminal de Roca Sales. Auxiliar o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais (APL) para agregar renda à pequena propriedade, especialmente com relação aos queijos e embutidos.

O futuro é implacável: os dias passam, os anos passam, e quantas oportunidades aproveitaremos ou perderemos? O futuro é implacável com os que não planejam e não se preparam. Não sejamos estes! Sejamos os que querem um futuro melhor para seus filhos e netos aqui. Que seja aqui na nossa cidade o futuro!

Até logo: em virtude dos calendários eleitorais que se aproximam, estarei suspendendo esta coluna. Foram 27 vezes em pouco mais de um ano que pude passar minhas reflexões, e espero ter conseguido alcançar a população. Peço desculpas se não me fiz ser bem entendido e agradeço a todos que me deram o prazer e a honra da leitura deste espaço. Assim, espero retornar, e, desta forma não é um adeus, mas um até logo!

“Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Geraldo Vandre

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 11