Jornal Antena - Encantado RS

Monday, Dec 09th

Last update03:55:21 PM GMT

Você está na seção:

Colinas

Aberto concurso “Jardim Mais Bonito 2018” de Colinas

E-mail

 

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do concurso “Jardim Mais Bonito”. Promovido pela Administração Municipal de Colinas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, a atividade é agregada ao 27º Blumentanzfest – Baile das Flores. A divulgação dos vencedores e a entrega da premiação ocorrem durante o baile programado para dia 15 de setembro.
Qualquer jardim e/ou comércio localizado no município poderá participar. O concurso tem por objetivo valorizar o trabalho dos moradores de Colinas no cuidado do seu Jardim; despertar a consciência ecológica e ambiental; divulgar e desenvolver o turismo e manter viva a tradição dos antepassados. A avaliação dos jurados ocorre entre os dias 10 e 14 de setembro.
A inscrição poderá ser feita até o dia 6 de setembro diretamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto mediante o preenchimento de ficha com a localização do jardim e/ou comércio e o nome do proprietário. Cada jardim ou comércio inscrito receberá uma placa de identificação de participante. É importante que os concorrentes estejam prontos uma semana antes do evento. A placa de participação deve estar em local visível e é importante que as pessoas fiquem à disposição da comissão julgadora no momento da visita. Além disso, é necessário que liberem a visita ao jardim para os turistas e a imprensa e, além disso, que liberem divulgação de imagem.

Serão premiados os jardins nas categorias:
- Melhor Vitrine - de estabelecimentos comerciais, com ornamentação alusiva ao Baile das Flores;
- Melhor Aproveitamento de Espaço (rural e urbano);
- Jardim Ecológico (rural e urbano);
- Jardim mais Florido (rural e urbano);
- 1º Lugar – Jardim Mais Bonito;
- 2º Lugar – Jardim Mais Bonito.
- Prêmio especial – Jardim “Hors-Concurs”

aberto concurso_jardim

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Colinas é a 15ª cidade com a saúde mais desenvolvida do Brasil

E-mail

 

Quase metade dos 5.565 municípios brasileiros registrou um nível alto de desenvolvimento em saúde em 2016, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Mesmo entre esses bons índices, dois estados se destacam: os 17 primeiros lugares da lista são todos de cidades no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná. Indo mais longe, dos 50 municípios com melhor índice de saúde, 39 estão na região Sul – e 30 deles só no Rio Grande do Sul. Entre eles, a cidade de Colinas, com índice em 0,9777.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Nietiedt, esses dados representam o dia a dia da secretaria, sendo que atua uma competente equipe que busca o cuidado integral da população, desde a gestação até o final da vida. “Estamos investindo constantemente na ampliação da atenção básica de saúde à população, onde além de disponibilizar consultas médicas também ofertamos grupos de educação e promoção da saúde, buscando a prevenção de doenças. Para tornar isso possível os profissionais estão em constante processo de capacitação nas suas áreas de atuação, uma vez que isso resulta em atendimento eficiente à população. Além disso, o município investe fortemente em atenção hospitalar de baixa e média complexidade, além de buscar qualidade e agilidade no encaminhamento de pacientes para altas complexidades”, enaltece.

Entenda
A Firjan analisou quatro critérios: proporção de atendimento adequado de pré natal (garantia de consultas e exames pré natal, além de grupo de gestantes e família - paternidade consciente); óbitos por causas mal definidas - quanto menor a proporção, melhor – (visitas domiciliares e atendimento de cuidados paliativos, além de investir em prontuário eletrônico); óbitos infantis por causas inevitáveis (atendimento pediátrico e acompanhamento prioritário à primeira infância); e internações sensíveis à atenção básica (visitas domiciliares, discussões de casos e grupos de saúde.
A leitura dos resultados é feita considerando-se 0 a menor pontuação possível, e 1 a maior. Quanto mais próximo de 1 o índice, portanto, maior o desenvolvimento da cidade naquele quesito. Pontuações acima de 0,8 levam a um índice considerado alto; entre 0,6 e 0,8, o desenvolvimento é considerado moderado; de 0,4 a 0,6, a avaliação é regular; e abaixo de 0,4 o estágio de desenvolvimento é baixo.

colinas e_a_15_cidade_1colinas e_a_15_cidade_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Colinas se prepara para Páscoa

E-mail

 

Magia e encantamento devem marcar a programação da Páscoa 2018 em Colinas. As atividades têm início amanhã, dia 3 de março, e seguem até o dia 31, com eventos diversos. As ruas, praças e pontos turísticos já estão sendo devidamente ornamentadas para a chegada da data. Por todo o lado, se encontram coelhos, guloseimas, cenouras e muitas cores festejando a Páscoa.
A abertura e ornamentação têm início amanhã. O trenzinho, com saída do CTG onde acontecerá o Veloterra, está programado para partir às 14h nos dias 3 e 4. Já nos dias 10 e 11, a saída acontece na Praça dos Pássaros, também a partir das 14h.
Nos finais de semana, na Praça dos Pássaros, ainda acontece a Caça ao Ninho, das 14h às 18h, com direito a brinquedos infláveis, trenzinhos e a presença do Coelho a partir das 14h30min. Esta programação acontece nos dias 17, 18, 24, 25, 30 e 31 de março.
Durante a semana, também há programação, com data e hora marcada. Na Praça dos Pássaros, os alunos participam de pinturas de rosto, podem aproveitar a presença do Coelho da Páscoa e do trenzinho.

colina se_prepara

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Aline Horst assume Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

E-mail

 

Colinas - No dia 1º de fevereiro, Aline Horst assumiu a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município. Há 14 anos atuando na área da educação, Aline foi convidada para comandar a pasta no lugar de Tânia Fensterseifer, afastada por motivos pessoais.
Além de dar continuidade aos trabalhos, a ex-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga pretende melhorar cada vez mais o ensino oferecido nas escolas. “Nossa educação é muito boa, mas é possível melhorar ainda mais. Quero agregar nas demandas das outras áreas também, como no turismo e no esporte. Pretendo trazer novas ideias, por exemplo, outras formas de incentivar o esporte além do futebol”, revela.

aline horst_assume

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 18