Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Apr 04th

Last update03:55:21 PM GMT

Você está na seção:

Coluna do Mazzarino - Edição 315

E-mail

 

Estão voltando de Brasília os vereadores  de Encantado Marino Deves (PP), Celso Cauduro (MDB), Moacir Tramontini (PTB) e Andresa de Souza, a Yê (MDB). Visitas nos  ministérios e gabinetes dos deputados federais em busca de emendas foram a pauta.


Lorena, 80 anos

coluna mazzarino_1

 

A senhora da foto é Lorena, minha mãe. Hoje ela comemora 80 anos. Diante do tamanho da data, espero que me compreendam, saio do universo das notícias e fatos do cotidiano e entro num assunto pessoal.
A proximidade de filho que sou impede a isenção de um comentário equilibrado. É que Lorena pertence ao time que acompanho entre diversos amigos, próximos e distantes, e pessoas que o destino nos coloca.
Lorena é da turma que tem a boa mania de ter fé na vida. Gosto dos seus ensinamentos e gosto dos exemplos que oferece. E seguidamente o que grita em mim são seus eventuais silêncios. Num mundo de intensas sonoridades e gritos, o silêncio é um mantra. E assim vejo Lorena em outras mulheres que me são próximas ou em andanças que me permitem cruzar. As palavras conduzem, os gestos definem e o silêncio mostra o invisível.
Nesta caminhada de 80 anos sempre vi nela esperança: em si, na família, nos netos e nos próximos. Há uma vitalidade que combate e neutraliza as eventuais tormentas.
Lorena tira da vida ensinamentos e reflexões. O fato de não estar nas redes sociais, associado a baixa visão, impedem a leitura dela neste encontro. Então, a neta Eduarda, minha sobrinha, permitirá esta conversa.
Eduarda, a primeira neta, com seu olhar verde lerá hoje este papo como um pedido de um tio chato. E no futuro, quando amadurecer, entenderá melhor este encontro. Quando as ondas e ventos de mares violentos dificultarem a visão, saberá ela que a esperança que Lorena exercitou será o norte para a superação, pois a vida é a arte do encontro. E no refletir de Eduarda estará o sentimento de Lorena com os outros netos.
A mim, como filho, só posso agradecer a beleza do encontro que ela permitiu ao longo da vida. E sob o sorriso de Tális, meu pai, entenderemos esta conversa, que divido com os amigos de alma sensível, afinal, a vida é a arte do encontro. Obrigado, minha mãe!

Extraído do Facebook do dia 5 de abril de 2018


Gilson comanda a Marcha dos Vereadores

coluna mazzarino_2

 

O vereador de Iraí, Gilson Conzatti, na condição de presidente da UVB comanda a Marcha dos Vereadores à Brasília. O evento vai reunir de 23 a 26 de abril parlamentares de todo o país objetivando qualificação técnica e integração política.


O estrategista de Comunicação Política, André Arnt proferiu palestra na Univates. Ele fez uma revelação sobre a eleição de 2016 onde assessorou o então candidato ao senado Lasier Martins (PDT). Ele disse que em determinado momento da campanha, nas suas mensagens estavam três passagens aéreas para o Uruguai oferecidas por um empresário. O objetivo era entrevistar dois filhos uruguaios de Olívio Dutra (PT), também candidato. Os filhos são de uma relação com outra mulher que não a esposa Judite. O objetivo era denunciar o fato como escândalo. Tanto Arnt quanto o próprio Lasier recusaram a iniciativa e o uso da ideia.


Curtas
Jeferson Rabaiolli e esposa estão assumindo a presidência do Clube Comercial de Encantado e articulando muitos eventos até o próximo ano.

O vereador Diego Pretto (PP) , pré-candidato à Câmara Federal, esteve reunido nesta semana com lideranças do PP de Muçum e Vespasiano Corrêa.

Antonio Carlos Busnello (MDB) deixou a função de chefe de divisão do Porto de Rio Grande. Quem informa é o Diário Oficial do dia 5 de abril.

O pórtico, recém inaugurado, modernizou a entrada de Encantado. Em paralelo, as laterais da Rota do Desenvolvimento precisam de mudanças radicais. O prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) debate as melhorias da avenida Padre Anchieta com os moradores e empresários da via.

O prefeito de Muçum, Lorival de Seixas (MDB), caminha para a metade do segundo mandato. E em algumas rodas o debate sobre o nome de seu possível sucessor dentro da sigla já é fato. Em paralelo, a oposição pode vir com Jonas Caron (PP) ou o arquiteto Marcos Bastiani.

O ex-prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto (PDT), é um dos mais próximos assessores do pré-candidato ao governo do Estado, Jairo Jorge. Ele integra a caravana de visitas que se intensifica no calendário pré-eleitoral que avança para outubro.

Pergunta: a votação do deputado estadual mais votado de Encantado, em outubro de 2018, será sinal da tendência eleitoral partidária da cidade para prefeito em 2020? Só o futuro sabe a resposta... ou os búzios!

O jornalista da Globonews, Fernando Gabeira, passou por em Encantado rumo a Serafina Correa e sofreu um acidente automobilístico. O fato foi o publicado no jornal O Globo e está sendo reproduzido nesta edição do Jornal Antena, na página 2.


O prefeito Adroaldo Conzatti esteve na redação do Antena acompanhando o pré-candidato ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB). A comunicação entre os dois é boa e Conzatti é um dos poucos prefeitos do PSDB da região. A soma dos fatos e a projeção futura, eu deixo ao leitor.


Uma servidora da Saúde na região foi muito mal atendida pelo serviço de transporte de táxi. Ao chegar ao hotel, tensa, a atendente questionou o nervosismo. Ela disse que o condutor havia sido indelicado e ultrapassado os limites. Os detalhes, nomes e circunstâncias nós vamos evitar.


A inimizade e a amizade

coluna mazzarino_3
“Em nosso tempo, aprendemos a submeter a amizade àquilo que chamamos de convicções. E até mesmo com o orgulho de uma retidão moral. É preciso realmente uma grande maturidade para compreender que a opinião que nós defendemos não passa de nossa hipótese preferida, necessariamente imperfeita, provavelmente transitória, que apenas os muito obtusos podem transformar numa certeza ou numa verdade. Ao contrário da fidelidade pueril a uma convicção, a fidelidade a um amigo é uma virtude, talvez a única, a última. Hoje, eu sei: na hora do balanço final, a ferida mais dolorosa é a das amizades feridas; e nada é mais tolo do que sacrificar uma amizade pela política.”
Milan Kundera - escritor checo


Curtas
O presidente da Avat, Adair Villa convida os vereadores do Vale do Taquari para o 98º Encontro Regional de Legislativos. O evento será na Câmara de Vereadores de Anta Gorda, no dia 28 de abril. O palestrante convidado é o advogado André Camillo que vai enfocar o tema “Ética na Política”.

Neste sábado, o MDB realiza em Arroio do Meio o encontro da coordenadoria regional do Vale do Taquari.

Nas tradicionais páginas vermelhas da Revista IstoÉ, da semana passada, a entrevista foi com o ex-senador Pedro Simon. O jornalista que o entrevistou foi o encantadense André Vargas, que reside em São Paulo.

Neste final de semana acontece no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, o 12º Encontro Holístico Brasileiro. Na coordenação o deputado federal Giovani Cherini.

Em Santa Cruz do Sul a polêmica política do momento é um curso de extensão na Unisc cujo tema é “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. O tema e os professores, todos de tendência esquerdistas causaram protestos. No debate até a Associação Comercial de Industrial oficializou uma posição por escrito contrariando a iniciativa.

Setores do PP parecem não mais esconder a divisão interna que acontece na coligação PSDB e progressistas de Encantado. Os ruídos internos deixaram os gabinetes e estão nas rodas políticas da cidade.

Observação: o ex-prefeito Paulo Costi (PP) participa de todos ou da maioria dos eventos do município. Nas inaugurações de obras do governo Adroaldo Conzatti e Enoir Cardoso ele não está sendo visto.


coluna mazzarino_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar