Jornal Antena - Encantado RS

Thursday, Dec 14th

Last update01:58:41 AM GMT

Você está na seção:

Adriano Mazzarino - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Coluna do Mazzarino - Edição 307

E-mail

 

 

Biografias x realidades

coluna mazzarino_2

O mundo dos livros recebeu uma nova biografia de Leonardo da Vinci. Ele influenciou diversos setores da humanidade.
A obra é assunto em reportagens de jornais e revistas do mundo e rodas intelectuais acadêmicas.
Resgatar passagens do passado é importante. Elas permitem uma luz para o presente e inspirações para o futuro.
O distanciamento do tempo qualifica a pesquisa. Ele evita emocionalidades, exageros, distorções, equívocos ou erros.
O conceito acima é politicamente correto, mas ele também pode estar errado.
Relatos do passado são fotografia daquele momento, geralmente descritos por aqueles que venceram a guerra, estão no poder, ou em vantagem.
A Guerra do Paraguai possui diversas versões em quatro países: Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil.
O período de 1964, no Brasil, para alguns, é golpe militar e, para outros, uma revolução.
A Bíblia é um conjunto de textos de dois mil anos. Ela foi reproduzida, editada e interpretada, ao longo dos tempos, pelos mais diferentes estilos de pesquisadores, teólogos, historiadores e tradutores. E cada cientista ou profissional envolvido trabalhou sob sua crença cultural. Portanto devemos ter uma certa cautela nas leituras e interpretações.
Saindo das biografias da história e entrando na realidade do Brasil hoje, devemos também ter cautela. Os ventos eleitorais de 2018 gradativamente começam a deixar de ser brisa. Ventanias e furações sinalizam estragos nas leituras da realidade do cotidiano da política e da história do país.
Todos querem ter uma bela biografia. Que o racional prevaleça, mas é ilusão de fim de crônica. Nas guerras, a primeira vítima é a verdade!

Curtas
O prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) bateu o martelo. Em novembro acontece o Canto da Lagoa. E abre-se a interrogação de quem será o coordenador do evento. Minha sugestão é o nome da jornalista Renira Turatti.

O Legislativo de Encantado, a partir de 2018, deverá ser comandado pelo vereador Marino Deves (PP).

O novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), deverá ser o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), conforme definição da sigla.

A eleição para a escolha do presidente da Amvat será no dia 7 de dezembro, em assembleia a ser realizada na sede da entidade, no município de Estrela.

No dia 04 de dezembro, a coordenadoria regional do PP se reúne em Lajeado para definir nomes para a Assembleia Legislativa no pleito do próximo ano. Entre os nomes, o da vice-prefeita de Lajeado Gláucia Schumacher e da ex-vereadora de Teutônia Mareli Vogel.

A partir de 2018, Encantado terá um polo de graduação EAD (Ensino à Distância). O CENEC/Mário Quintana oferecerá 18 cursos de ensino à distância.

Faça a sua parte, doe seu Imposto de Renda a entidades de seu município. Fale com seu contador. Neste mês, entidades como APAE, AME, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Esporte Clube Encantado receberam no total R$ 78 mil. Isso corresponde a apenas 10% do valor que se pode buscar.

Amanhã a comunidade do Santo Antão realiza mais uma edição do Porco no Tacho. É a partir das 10 horas no salão comunitário.

O PDT de Encantado não viu, partidariamente, como positiva a presença da vereadora Jaqueline Taborda como prefeita. Mais eles não dizem, para que este tipo de observação não seja assunto desta coluna.


Dos bastidores de Brasília a informação é que o deputado federal Darcisio Perondi deseja ser candidato ao Senado pelo PMDB.  E que o Presidente Michel Temer, por incrível que possa parecer, será o candidato do PMDB buscando a reeleição.


Nova Bréscia receberá no dia 03 de dezembro, no ginásio poliesportivo,  a 2ª Copa Escolar de Ginástica de Trampolim. O evento é da Federação Gaúcha de Trampolim.


Relvado prepara seu Rodeio Estadual para os dias 12, 13 e 14 de janeiro. Uma dupla nacional, ainda não definida, será a atração principal.


O Natal no Morro de Arvorezinha terá duas apresentações em dezembro. Nos dias 9 e 16 será apresentado o Espetáculo Cênico Auto de Natal, com histórias de fé e arte.


 

Videomonitoramento

coluna mazzarino_3

Estranhou-se a ausência dos Poderes Executivo e Legislativo na apresentação dos equipamentos das câmaras de videomonitoramento, ocorrido na Brigada Militar na manhã de ontem. As conclusões deixo para o leitor.
A juíza Jacqueline Bervian, presente no evento, se disse surpresa com o sistema e parabenizou aos envolvidos pela conquista. “Estou realmente surpresa com a qualidade do produto. Esta é uma ferramenta tanto para coibir quanto para solucionar os problemas. Espero que a comunidade se envolva, que participe. Este sistema é um marco”.
A câmera instalada nas proximidades do posto Annoni, principal point da juventude poderá servir como um canal de comunicação, já que ela terá sistema de áudio. Isso quer dizer que a BM poderá chamar a atenção das pessoas que ali estiverem fazendo bagunça.
A previsão de conclusão da instalação e início de funcionamento do vídeomonitoramento é para o dia 20 de dezembro. Dependerá das forças políticas na busca da assinatura do contrato com o governo do estado, via segurança pública.

Clic

coluna mazzarino_1

 

No 53º Congresso Brasileiro de Vereadores, que aconteceu nesta semana em Brasília, a presença do vereador encantadense Valdecir Gonzatti, do vice-prefeito de Nova Bréscia Adelar Lorenzon, do vereador bresciense Diogo Delazeri e do presidente da União dos Vereadores do Brasil, vereador Gilson Conzatti.


O Natal Regional, intitulado Jornada dos Três Reis, inicia no próximo dia 2 no município de Bom Retiro do Sul. O dia 9 é a vez do município de Imigrante realizar seu evento no Convento São Boaventura.


Amores paralelos
Os leitores desta coluna eventualmente oferecem contribuições para estes nossos encontros na coluna. Recebi, e reproduzo, a manifestação de um leitora.
“O meu ex, lembra daquele maluco, que comentei contigo... Pois bem, estou eu linda de bonita, tomando uma cerveja na área da minha casa e chega uma vizinha com uma amiga e me perguntam se conheço o fulano, se ele é meu amigo, essas coisas.
E perguntei na cara dura o motivo. A minha vizinha, que não tem freio na língua, me larga que o cara tá separado da esposa e quer namorar a amiga dela...
Tu me conhece... Comentei que o cara é casado e bem casado. E nunca vai deixar a esposa.
Eu acho que ele quer o meu rim...”
E há quem pense ou diga que alguns depoimentos da Operação Lava Jato são verdadeiras obras de crueldade...

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 182